segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cientistas desenvolvem vacina contra meningite B

O drama da meningite, que mata ou mutila milhares de crianças em todo mundo anualmente, pode ser virtualmente eliminado graças a uma nova descoberta da medicina, informa reportagem publicada no jornal "Independent". Cientistas anunciaram na última quinta-feira que foram positivos os resultados de testes de uma vacina capaz de dar 80% de proteção contra a principal causa da doença.

Especialistas comemoraram o avanço, considerado "um encorajador passo à frente" na batalha contra esta infecção bacteriana que ataca em questão de minutos e pode matar em algumas horas. Ela tem como alvo preferencial os mais jovens e leva ao óbito uma em cada dez crianças infectadas. Já as que sobrevivem podem sofrer sequelas permanentes como surdez, problemas neurológicos e a perda de dedos ou membros.

Em 1999, foi criada uma vacina contra a meningite C, responsável por cerca de 10% dos casos da doença. Agora, os pesquisadores criaram uma vacina contra a meningite B, que responde pelos 90% restantes. Ela foi testada em 3 mil crianças, fornecendo proteção contra 80% das mil cepas da bactéria em circulação na Europa e deve chegar ao mercado no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário